Tapioca and Chia Pudding


Se há coisa que, por vezes, não me deixa perder aqueles quilinhos a mais é o facto de gostar de cozinhar. Especialmente doces! Gosto de ir para a cozinha inventar receitas novas e, claro, depois comer e dar a provar a todos cá em casa. No entanto, ultimamente tenho-me desafiado a mim mesma a cozinhar coisas saudáveis. Sempre gostei deste mundo da comida healthy e nutritiva mas confesso que nos últimos tempos me andava a desleixar um pouco. Assim, recentemente, dei de caras com um pudim de tapioca num restaurante vegetariano aqui em Espinho e, escusado será dizer, fiquei logo a pensar como poderia reproduzir aquilo. Cheguei a casa e, depois de ver 1001 receitas, decidi criar a minha, que hoje vou partilhar com vocês. 

Por isso, se gostam de sobremesas/snacks leves e saborosos continuem a ler.


Vão precisar de: 
- 1/2 copo de tapioca grossa (encontram em qualquer supermercado);
- 2 copos de água para demolhar;
- 3 copos de leite de soja;
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavado;
- 1 colher de sopa de xarope de agave; 
- 2 colheres de sopa de sementes de chia; 
- 1 pitada de sal.

Comecem por deixar a tapioca de molho na água no dia anterior. 
Depois, juntem numa panela todos os ingredientes exceto a tapioca e misturem bem. Quando obtiverem uma mistura homogênea, escorram o excesso de água da tapioca (se tiverem algum), misturem com o leite de soja e envolvam bem. 
Agora basta ligar o lume e deixar a tapioca cozinhar cerca de 15 minutos, durante os quais não devem parar de mexer. 
Está pronto quando a tapioca estiver completamente translúcida, caso contrário não está cozinhada.



Acompanhei com banana e canela mas com morangos também deve ficar uma delícia! É um snack doce, saudável e ótimo para receber visitas em casa. Nunca experimentei fazer num só recipiente grande, mas deve ficar igualmente bom. E se quiserem uma consistência mais densa, é só colocar uma colher de amido de milho et voilá!

Já experimentaram algo deste género?
Se fizerem esta receita, não se esqueçam de me identificar.


Sem comentários

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários